Professor José Sebastião e Silva
Página 1 de 1
Professor José Sebastião e Silva
Biografia:
http://aesjb.edu.pt/images/PDFs/ESSS/Sebastiao_Silva_patrono/Jose_Sebastiao_e_Silva_Biografia.pdf
Entrevista publicada pelo jornal A Capital, no dia 4 de Dezembro de 1968:
(Opinião sobre o secundário a partir da página 9 - A UNIVERSIDADE E OS GRAUS ANTERIORES DE ENSINO)
" O que importa focar, sobretudo, é que estamos em presença de um sistema educacional que não ensina a observar, nem a experimentar, nem a reflectir, nem a raciocinar, nem a escrever, nem a falar: ensina apenas a repetir mecanicamente, a imitar e, por conseguinte, a não ter personalidade. É um sistema . É um sistema que reprime o espírito de autonomia e todas as possíveis qualidades criadoras do aluno, nas idades decisivas em que essas qualidades deveriam ser estimuladas ao máximo: um sistema feito à medida da mediocridade obediente, que acerta o passo enquadrada em legiões de explicadores. É, portanto, um ensino em regime de desdobramento: professor-explicador (e o mais grave é que o professor já conta com o explicador). É, portanto, um ensino que favorece os passivos, os superficiais e os privilegiados economicamente, em prejuízo dos autónomos, dos inteligentes e dos economicamente débeis. Em conclusão: é um ensino capaz de atribuir 20 valores ao Conselheiro Acácio e orelhas de burro a Einstein!"
http://aesjb.edu.pt/images/PDFs/ESSS/Sebastiao_Silva_patrono/Sebastiao_Silva_Capital_4_12_1968.pdf
http://aesjb.edu.pt/images/PDFs/ESSS/Sebastiao_Silva_patrono/Jose_Sebastiao_e_Silva_Biografia.pdf
Entrevista publicada pelo jornal A Capital, no dia 4 de Dezembro de 1968:
(Opinião sobre o secundário a partir da página 9 - A UNIVERSIDADE E OS GRAUS ANTERIORES DE ENSINO)
" O que importa focar, sobretudo, é que estamos em presença de um sistema educacional que não ensina a observar, nem a experimentar, nem a reflectir, nem a raciocinar, nem a escrever, nem a falar: ensina apenas a repetir mecanicamente, a imitar e, por conseguinte, a não ter personalidade. É um sistema . É um sistema que reprime o espírito de autonomia e todas as possíveis qualidades criadoras do aluno, nas idades decisivas em que essas qualidades deveriam ser estimuladas ao máximo: um sistema feito à medida da mediocridade obediente, que acerta o passo enquadrada em legiões de explicadores. É, portanto, um ensino em regime de desdobramento: professor-explicador (e o mais grave é que o professor já conta com o explicador). É, portanto, um ensino que favorece os passivos, os superficiais e os privilegiados economicamente, em prejuízo dos autónomos, dos inteligentes e dos economicamente débeis. Em conclusão: é um ensino capaz de atribuir 20 valores ao Conselheiro Acácio e orelhas de burro a Einstein!"
http://aesjb.edu.pt/images/PDFs/ESSS/Sebastiao_Silva_patrono/Sebastiao_Silva_Capital_4_12_1968.pdf
Tópicos semelhantes
» "Ser bom professor" - Sebastião da Gama
» José Pacheco
» Inspira o teu Professor
» The Traditional Lecture Is Dead. I Would Know—I’m a Professor
» Vídeo - Professor fala sobre Dislexia
» José Pacheco
» Inspira o teu Professor
» The Traditional Lecture Is Dead. I Would Know—I’m a Professor
» Vídeo - Professor fala sobre Dislexia
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos